No ano de 1999, aconteceram as missões redentoristas na Paróquia do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Itoupava Norte. Nesta ocasião, nas imediações da Rua São Bernardo, o local de encontros e celebrações foi a Escola Básica Municipal Adelaide Starke. Pareceu bem aos missionários, ao Pároco Pe. Antônio Francisco Bohn e ao Vigário Paroquial Pe. João Bandoch que deveria ser formada uma comunidade no bairro Itoupava Norte, com a construção de uma capela para o atendimento adequado às numerosas famílias que ali residiam.
No dia 06 de maio daquele mesmo ano, o missionário redentorista Pe. Elmar Lenhart celebrava a primeira missa na citada escola. O Diretor Evaristo Poltronieri, bem como a Associação de Moradores São Bernardo abriram as portas dos estabelecimentos para as celebrações da comunidade. A partir deste dia, as famílias tinham duas missas por mês, presididas pelos padres do Santuário.
A necessidade de uma capela naquela região era evidente e sentida pelo povo, na sua grande maioria formada por católicos. Foi surpreendente o número de pessoas que, assiduamente, participaram dos dias de missão, lideradas pelo Pe. Elmar que morou nas famílias no período das missões. A nascente comunidade foi dedicada à Santa Maria, porque era o mês de Maio, quando ali acontecia o tempo forte de evangelização, as santas missões.
O Sr. Antônio Inácio Prim tinha uma casa em construção aí perto da Escola. De bom coração, ele a cedeu para as celebrações e encontros da comunidade. Ali, foi iniciada a catequese de preparação à Primeiro Comunhão Eucarística com uma turma de 40 catequisados. Já, a primeira festa popular da comunidade foi realizada no dia 18 de agosto de 2001.
Em outubro de 2000, o terreno para a construção da tão sonhada capela foi adquirido e, em seguida, teve início a construção da capela, concluída em 2002.
No entanto, a capela atual foi atingida por várias enchentes, causando danos irreparáveis. Diante da necessidade de superação do desafio das enchentes, a comunidade adquiriu três lotes nas esquinas com as Ruas Arno Lueders e Nei Cláudio Simas, próximos da capela atual, livres de enchentes.
Já estamos com todos projetos para construção da nova Capela aprovados. Contamos com a sua participação e colaboração nesta nova etapa da nossa comunidade.
"Que Santa Maria ilumine a todos na missão do seu Filho Jesus Cristo a construirmos uma comunidade de vida e de fé, construindo e revigorando a capela da nossa comunidade."